A "Cinefondation" entrega os seus prémios

13 "curtas" de jovens realizadores foram seleccionadas

Fundada faz 3 anos, a Cinefondation, instituição destinada a promover jovens realizadores de todo o mundo, apresentou a sua escolha, sob a forma de um programa de 13 curtas metragens. Seleccionados por entre mais de 850 filmes, provenientes de 152 países, as obras deste felizardos eleitos foram apreciadas por um juri constituido pelos cineastas Luc Dardenne (presidente), Francesca Comencini, Claire Denis e Abderrahmane Sissako, bem como a actriz Mira Sorvino.

Três bons filmes
Mais vale dizê-lo claramente: esta selecção, constituída na sua maioria por filmes de escola, comporta três bons filmes.

(... ) RESPIRAR, do português António Ferreira, é mais grave na sua forma bem como no seu propósito. É a história de um adolescente lacónico, em conflito com os seus pais, que sonha de amores noutros sítios. Os dois apresentam-se a ele na forma de uma jovem rapariga, que ele salva de se afogar, durante uma cena extremamente bem filmada. A inveja dos homens, a brutalidade do mundo, vão transformar o idílico em trágico, através de imagens sub-aquáticas, onde se molda à sua volta, a revolta impossível da adolescência.

Por J.M. em "Le Monde", 21 de Maio de 2000